• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

O Livro Nosso Lar

Nosso Lar é um dos livros psicografados pelo médium Chico Xavier , que compõem uma coleção intitulada A Vida no Mundo Espiritual, atribuída ao espírito André Luiz.
Clássico da literatura espírita, Nosso lar é um romance que versa sobre os primeiros anos do médico André Luiz após sua morte, numa "colônia espiritual", espécie de cidade onde se reúnem espíritos para aprender e trabalhar entre uma encarnação e outra. 
O romance levanta questões acerca do sentido do trabalho justo e dignificante e da Lei de Causa e Efeito a que todos os espíritos, segundo a Doutrina Espírita, estão submetidos.
A novelista Ivani Ribeiro teve o livro Nosso lar entre suas bases para escrever a novela A viagem, que até agora teve produzidas duas versões, ambas com sucesso e impulsionando a venda de literatura relacionada ao tema.
O Jornal Diário da Manhã publicou no dia 17 de setembro de 2010, uma reportagem com o médium Milton Barum (Liga Espírita Pelotense) ao Jornalista Carlos Cogoy (JDM), ao qual relata que o livro, publicado na década de quarenta, foi recebido como obra de ficção científica. No entanto, nas décadas posteriores, a ciência foi comprovando muitas das abordagens presentes.   Barum menciona que, à época da publicação, não se enfocavam temas como campo de partículas, radiação e física quântica. Na atualidade, porém, com o desenvolvimento da inteligência, o livro já é facilmente assimilado.
Publicado em 1944, o livro Nosso Lar prossegue cativando cada vez mais leitores. Conforme a Federação Espírita Brasileira (FEB), a obra está na 60ª edição, vendeu cerca de dois milhões de exemplares, alcançando mais de dezesseis milhões de leitores. Considerado como um dos melhores títulos da literatura espírita no século XX, Nosso Lar já foi traduzido para o inglês, alemão, francês, espanhol, esperanto, russo, japonês, castelhano, tcheco, braile e grego. Os direitos autorais foram cedidos para obras sociais.
Desenhos minuciosos e detalhados do mapa da cidade "Nosso Lar" assim como a arquitetura das edificações, ministérios e casas, foram criados pela médium Heigorina Cunha através de suas observações realizadas durante supostos desdobramentos (saídas do corpo) em março de 1979, conduzidas e orientadas pelo espírito Lucius. Estes desenhos serviram de inspiração para criar o visual arquitetônico da cidade que se vê na adaptação cinematográfica da obra, o filme Nosso Lar.  Seus desenhos foram esclarecidos e confirmados por Chico Xavier de que se tratava realmente da cidade "Nosso Lar".
No livro, o espírito André Luiz apresenta-se como um estudioso do mundo espiritual, traduzindo as suas percepções de forma didática para que possam ser entendidas pelos encarnados. Descreve com riqueza de detalhes a colônia de apoio Nosso Lar, com as suas construções (principalmente as casas de repouso para os recém desencarnados), o seu sistema de transporte e os Ministérios de Trabalho.   Segundo André Luiz, a forma de organização da colônia, e de como se dão os trabalhos, são concepções criadas pelos espíritos superiores, e visam disponibilizar uma assistência permanente aos homens desencarnados e, inclusive, encarnados.
Segundo o autor do livro, o umbral funciona, como região destinada a esgotamento de resíduos mentais; uma espécie de zona purgatorial, onde se queima a prestações o material deteriorado das ilusões que a criatura adquiriu por atacado, menosprezando o sublime ensejo de uma existência terrena". Concentra-se, aí, tudo o que não tem finalidade para a vida superior. Assim sendo, os que já se purificaram não têm necessidade de purgar nessa região.
Departamento de Comunicação Social da Liga Espírita Pelotense
Além da morte, a vida continua e, com mais clareza, aí se vê a realidade da teologia simples que rege a evolução, em tudo o que a evolução possua em comum com a Natureza: "A cada um segundo as suas próprias obras".
Espírito André Luiz

 

Edenir Madeira
Coluna da Liga Espírita Pelotense
Jornal Diário da Manhã, 24/10/2010

 
  

 

Comentários

Nome *
Email (Para verificação e resposta)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Envia Comentário
 

Destaque

A Sentença Cristã
Um juiz cristão, rigoroso nas aplicações da lei humana, mas fiel no devotamento ao Evangelho, encontrando-se em meio duma sociedade corrompida e perversa, orou, implorando a presença de Jesus.
Tantas sentenças condenatórias devia proferir diariamente, que se lhe endurecera o coração.
Leia mais...